sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Centenário da Morte de Léon Tolstoi

A 20 de Novembro de 2010 fez 100 anos que morreu um dos maiores escritores de todos os tempos.
Para assinalar essa data, a nossa turma decidiu abordar o assunto no âmbito da Área de Projecto, onde estudamos os grandes autores da literatura universal.
Apresentamos de seguida um resumo da sua vida assim como uma pequena síntese dos seus livros mais famosos. O André fez também um retrato do escritor.

BIOGRAFIA

Liev Tolstoi, também conhecido por Léon Tolstoi, ou Lev Tolstoi nasceu em Yasnaya Palyana, na Rússia, no dia 9 de Setembro de 1828 e morreu em Astapovo no dia 20 de Novembro de 1910.
Foi um dos maiores escritores de todos os tempos. Ficou famoso também por formar-se um pacifista, enfrentando Igrejas e governos, pregando uma vida simples, em comunhão com a Natureza.
Com a morte prematura dos pais, foi educado por professores particulares.
Em 1862, casou-se com Sónia Andreievna Bers, com quem teve 13 filhos, mas o casamento foi muito mal sucedido; eram frequentes as discussões.Tolstoi bebia muito e perdia muito dinheiro nos jogos.
No final da década de 1850, Tolstoi criou uma escola, para filhos de camponeses, preocupado com a falta de instrução dos mais pobres.
Na fase final da sua vida deixou de beber e de fumar, tornou-se vegetariano e passou a vestir-se como um camponês.
            Embora extremamente bem-sucedido como escritor e famoso mundialmente, Tolstoi atormentava-se com questões sobre o sentido da vida e, após desistir de encontrar respostas na filosofia, na teologia e na ciência, deixou-se guiar pelo exemplo da vida simples dos camponeses, a qual ele considerou ideal.
Foi perseguido pela polícia e excomungado pela Igreja Russa. Mas foi sempre um pacifista e um homem preocupado com os mais pobres e desprotegidos.
Morreu aos 82 anos, de pneumonia, depois de ter fugido de sua casa, à procura de viver uma vida simples.

PRINCIPAIS OBRAS

A Morte de Ivan Ilitch – é uma reflexão sobre a morte e sobre a forma como os outros encaram a morte de um parente ou amigo. Para quem está a morrer, por maior que seja o sofrimento, a vontade de viver prevalece sempre. Mas para quem acompanha um moribundo, muitas vezes trata-se de um cerimonial que não afecta muito o interior das pessoas.
Neste pequeno livro, Tolstoi critica aqueles que aproveitam a morte dos outros para se exibirem socialmente e tentarem tirar o máximo proveito da infelicidade alheia.

Ana Karenina – É um livro muito famoso, porque relata uma bela história de amor e, ao mesmo tempo, critica a condições das mulheres e o seu papel social no tempo de Tolstoi. Tolstoi, neste livro, põe em confronto a vida social, no mundo burguês das cidades russas e a vida no campo, mais natural e feliz, que é representada pelo personagem Levine.
Embora o livro tenha aspectos bastante trágicos não deixou de ser uma das histórias de amor mais famosas da literatura mundial.

Guerra e Paz – É o livro mais famoso de Tolstoi e considerado uma das maiores obras-primas da literatura mundial.
É um grande romance, mas também um testemunho histórico importantíssimo. O livro narra a história de cinco famílias: Karaguin, Bolkonski, Mikailovna, Bezukhov, Rostov na época das invasões Napoleónicas. A Rússia, dominada por um regime absolutista, foi invadida pelas tropas de Napoleão e desencadeou-se uma guerra terrível.
Assim, o livro fala das misérias da guerra, das ambições dos homens e dos conflitos de que é feita a história da humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário